quarta-feira, 29 de outubro de 2014

UNEMAT - Trabalhos acadêmicos do subprojeto PIBID de Pedagogia de Juara foram aprovados para o SEMIEDU 2013.


03/09/2013O subprojeto do Programa institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de Pedagogia, Campus de Juara, coordenado pela professora Ma. Ana Paula Kuhn do Campus da UNEMAT em Juara, teve seus cinco trabalhos aprovados no SEMIEDU- Seminário de Educação e (des) colonialidades dos Saberes, Práticas e Poderes.   O evento acontecerá no município de Cuiabá, entre os dias 09 e 13 de setembro de 2013, já os trabalhos aprovados para este evento científico, discutem os resultados alcançados com as ações didático-pedagógicas que vem sendo realizadas nas Escolas. 
  


O Subprojeto atende duas escolas da Região do Vale do Arinos: a Escola Municipal Ulisses Guimarães localizada em Novo Horizonte do Norte, a qual conta com o apoio da supervisora Bernadete Lazarini; e a Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes localizada no município de Juara, supervisionada pela professora Liliane Lenz. Em ambas as Escolas, o subprojeto atende as crianças que estão cursando o 1º ciclo, fase que compreende o processo de alfabetização. 


  


Segundo Ana Paula, a aprovação destes trabalhos é resultado de um trabalho desenvolvido nas escolas parceiras do Projeto PIBID, desde agosto de 2012.  “Poder partilhar essas experiências no Seminário de Educação que é realizado todos os anos pela Universidade Federal de Mato Grosso é muito gratificante.”disse ela. 



Para a professora Ana, ao aproximar a universidade da escola pública, as duas se transformam: O jovem docente adquire experiência e a escola é incitada a repensar seu projeto pedagógico. Nessa perspectiva, é necessário compreender que a formação do Pedagogo necessita de uma incursão ampla e articulada com as vivências escolares, com as áreas de conhecimento e a formação escolar, exigindo do trabalho docente do pedagogo intensa reflexão e reorientação de sua construção epistêmica, teórica, metodológica e prática, como ela cita, Para Pimenta, (2008, p.40): “O trabalho docente constrói-se e transforma-se no cotidiano da vida escolar como prática, visa à transformação de uma realidade a partir das necessidades práticas do homem social”. 


O projeto da Professora  Ana foi pensado no sentido de promover práticas e diálogos dos sujeitos acadêmicos, bolsistas PIBID, e professores dos anos iniciais do ensino fundamental, segundo o pressuposto da articulação da formação inicial (graduação) com as relações didático-pedagógicas das áreas de conhecimento do currículo escolar.  


Já a metodologia de trabalho, está pautada na observação e intervenção participante, com momentos de articulações objetivas e subjetivas, mediados por orientações das professoras supervisoras, pelos professores das escolas parceiras e pela professora coordenadora de área, compreendendo o acadêmico como sujeito que produz saberes necessários à prática docente.  



As ações são de ordem colaborativa e de integração de saberes tanto do aluno bolsista, em seu processo de formação curricular do curso de graduação (das práticas de ensino, das jornadas pedagógicas, seminários de orientação, de produção científica, das metodologias de ensino, fundamentos), quanto das ações educativas e as abordagens didático–pedagógicas desenvolvidas de acordo com as especificidades das áreas de conhecimento e correspondentes as disciplinas existentes do currículo das escolas parceiras. 




O Trabalhos aprovados serão debatidos no SEMIEDU, que  acontecerá em Cuiabá, entre os dias 09 e 13 de setembro de 2013.

  


  
FONTE: Assessoria Campus/UNEMAT  

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